Antecedentes das cartas aos tessalonicenses

É proveitoso traçar a localização de Paulo e de seus companheiros no que diz respeito à Carta aos Tessalonicenses. As viagens em questão são as seguintes:

  1. Paulo e Silas fugiram de Tessalônica para Beréia (v. At 17.10). Como Timóteo não é mencionado, é possível que tenha continuado em Tessalônica ou voltado a Filipos, depois reencontrando-se com Paulo e Silas em Beréia Atos dos Apóstolos 17.14.
  2. Paulo fugiu da perseguição em Beréia e foi para Atenas, deixando Silas e Timóteo em Beréia veja em  Atos dos Apóstolos 17.14.
  3. Paulo mandou instruções de volta, para que Silas e Timóteo fossem até ele em Atenas veja em Atos dos Apóstolos 17.15. Paulo foi primeiramente até Atenas sozinho e depois mandou um recado até Beréia para convocar Silas e Timóteo Atos dos Apóstolos 17.14,15. Não fica claro se Silas, conforme as instruções recebidas Atos dos Apóstolos 17.15, chegou até Atenas com Timóteo. No entanto, quando depois Timóteo, vindo de Tessalônica, encontrou-se com Paulo, que agora estava em Corinto, Silvano chegou com ele Atos dos Apóstolos 18.5.
  4. Timóteo reencontrou-se com Paulo em Atenas e foi mandado de volta a Tessalônica veja  3.1-5. Como Silas não é mencionado, acredita-se que tenha voltado a Filipos quando Timóteo foi até Tessalônica.
  5. Paulo seguiu em direção a Corinto veja em Atos dos Apóstolos 18.
  6. Silas e Timóteo chegaram até Paulo em Corinto veja em  3.6 e também em  Atos dos Apóstolos 18.5.
  7. Paulo escreveu primeira carta aos Tessalonicenses e a enviou à igreja.
  8. Cerca de seis meses mais tarde (51/52 d.C.) enviou a segunda carta aos Tessalonicenses, depois de ter recebido mais informações a respeito da igreja ali.

Autor, data e lugar de composição da primeira carta aos Tessalonicenses

As provas extrínsecas bem como intrínsecas veja em 1.1; 2.18) apóiam a opinião de que Paulo escreveu a primeira carta aos Tessalonicenses em Corinto. Primeira e Segunda carta aos Tessalonicenses parecem ter sido conhecidos e usados por líderes da igreja primitiva, tais como: Policarpo (c. 110); Justino Mártir (c. 140); Irineu (c. 140); Clemente de Alexandria (c.200); Tertuliano (c. 200); Orígenes (c. 250); e Eusébio (c. 315).

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Um outro exemplo dessa concordância acerca da autoria paulina é Marcião, em c. 140. As características conhecidas de Paulo ficam evidenciadas na carta capítulo 3.1,2,8-11 com Atos dos Apóstolos 15.36 e segunda carta aos Corintios
11.28.

Alusões históricas no livro condizem com a vida de Paulo conforme relatada em Atos e nas suas cartas capítulo. 2.14-16 com Atos dos Apóstolos 17.5-10; capítulo 3.6 com Atos dos Apóstolos 17.16. Diante de tamanhas evidências, poucos chegaram a rejeitar a autoria de Paulo.

É geralmente datada c. 51 d.C. Confirmação sólida dessa data foi achada numa inscrição escavada em Delfos, na Grécia, que data o proconsulado de Gálio c. 51-52 e assim coloca na mesma data a presença de Paulo em Corinto veja em  Atos dos Apóstlos 18.12-17.

A primeira carta aos Tessalonicenses é a carta canônica mais antiga de Paulo, a não ser que se aceite a possível data recuada (48-49?) de Gálatas.

Tessalônica: a cidade e a igreja

Tessalônica era uma cidade portuária muito movimentada na extremidade interior do golfo Termaico. Era um centro importante para as comunicações e o comércio, localizado na junção entre a grande via Egnácia e a estrada que levava ao Danúbio, no norte.

Sua população totalizava cerca de 200 mil pessoas, sendo assim a maior cidade da Macedônia. Era ainda capital de província. A situação histórica da igreja de Tessalônica acha-se em Atos dos Apóstolos 17.1-9. Como Paulo começou o ministério ali na sinagoga judaica, é razoável supor que na nova igreja houvesse alguns judeus.

Entretanto, 1.9,10 e At 17.4 parecem mostrar que a igreja se compunha na maior parte de gentios.

Propósito da primeira carta aos Tessalonicenses

Paulo tinha partido abruptamente de Tessalônica veja em 17.5-10 após uma permanência bastante breve. Os convertidos recentes do paganismo (1.9) ficaram, portanto, com pouco apoio externo em meio à perseguição.

O propósito de Paulo ao escrever a carta era incentivar os novos convertidos nas provações (3.3-5), dar-lhes instrução a respeito do viver piedoso (4.1-8), conclamar alguns a não negligenciar o serviço diário (4.11,12) e oferecer certeza a respeito do futuro dos crentes que morrem antes da volta de Cristo.

Para o cristão, o sono é uma metáfora adequada da morte, porque o aspecto definitivo e horrendo da morte é eliminado pela certeza da ressurreição. Alguns dos tessalonicenses parecem ter entendido Paulo de forma errada, pensando que todos os crentes viveriam até a volta de Cristo.

Quando alguns morreram, surgia a pergunta: “Aqueles que já morreram terão parte naquele grande dia?” Inscrições nos túmulos e referências na literatura demonstram que os pagãos encaravam com pavor a morte, considerando-a o
fim de tudo.

A atitude cristã contrastava fortemente com isso veja na primeira carta aos corintios 15.55-57 e Filipenses 1.21-23. 4:15 – Os crentes ainda com vida na segunda vinda de Cristo. “Nós” não significa necessariamente que Paulo acreditava que estaria com vida na ocasião.

Muitas vezes ele se identificava com aqueles a respeito dos quais escrevia ou com seus próprios destinatários. Em outros textos, diz que Deus “nos ressuscitará” naquela ocasião primeira carta aos corintios 6.14, segunda carta aos corintios 4.14).

Segundo parece, a preocupação dos tessalonicenses era que os crentes já mortos perdessem o lugar nos grandes acontecimentos da segunda vinda do Senhor, e Paulo lhes assegura que isso não acontecerá.

Tema Primeira Carta aos Tessalonicenses

Embora existam várias ênfases na carta veja  “Propósito”, a escatologia (doutrina das últimas coisas) parece predominar nas duas cartas aos tessalonicenses. Cada capítulo de primeira carta aos Tessalonicenses termina com uma referência à segunda vinda de Cristo, dando o capítulo. 4 mais atenção ao assunto (1.9,10; 2.19,20; 3.13; 4.13-18; 5.23,24).

A segunda vinda, portanto, parece permear a carta e, em certo sentido, pode ser considerada seu tema. As duas cartas são muitas vezes designadas “cartas escatológicas” de Paulo.

Esboço

  1. Ação de graças pelos tessalonicenses (capítulo. 1)
    • A. Motivos da ação de graças (1.1-4)
    • A autenticidade dos motivos (1.5-10)
  2. Defesa das ações e ausência do apóstolo (capítulos. 2, 3)
    • Defesa das ações do apóstolo (2.1-16)
    • Defesa da ausência do apóstolo (2.17—3.10)
    • Oração (3.11-13)
  3. Exortações aos tessalonicenses (4.1—5.22)
    • A respeito da vida pessoal (4.1-12)
    • A respeito da segunda vinda de Cristo (4.13—5.11)
    • A respeito da vida da igreja (5.12-22)
  4. Oração final, saudações e bênção (5.23-28)

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

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