Ícone do siteIgreja Restauração e Vida

Jeremias – De quem é a Palavra que permanecerá?

Jeremias - sendo tocado nos lábios

O profeta Jeremias teve uma das carreiras mais difíceis de todos os tempos. Desde o início, em essência, Deus declarou o seguinte: “Você deverá repetir tudo o que disser a essas pessoas de coração duro”, mas eles não darão ouvidos a uma palavra sequer.

Todo aquele que ouvir você vai odiá-lo e tentará lhe fazer mal, mas eu manterei vivo – apenas para que você continue falando e, em troca, continue sendo rejeitado. (Jeremias 1:17-19 e 7:27).

Jeremias – Alguém que você deveria conhecer

O Senhor disse a Jeremias que não se casasse podemos ver no livro de Jeremias capítulo 16 versículos 1 e 2. Em várias ocasiões, Deus o impediu de orar pelo bem-estar de seus compatriotas (7:16; 11:14;14:11) e frequentemente levou o profeta a um ponto no qual ele diria coisas como “a tristeza tomou conta de mim; o meu coração desfalece [..]Estou arrasado com a devastação sofria pelo meu povo. Choro muito, e o pavor se apodera de mim” (8:18-21).

Não é difícil entender por que Jeremias costuma ser chamado de “profeta chorão“. Jeremias tentou pedir demissão de seu chamado, mas descobriu que era impossível fazer isso. “Mas, se eu digo: Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome, é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim.” Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais!, disse Jeremias (20-9).

Não é fácil ler Jeremias numa sentada, e o problema principal não são os 52 capítulos. As duras previsões de condenação de um povo não arrependido ser resumem a isto: “Vocês vão morrer de uma maneira horrível”. Ainda que promessas brilhantes de um futuro melhor apareçam aqui e ali no livro (por exemplo, em 30:1-11; 31:1-40; 33:3-26), Jeremias passa a maior parte do tempo declarando o iminente julgamento de Deus.

Não é que Deus e Jeremias tivessem prazer na tristeza. Pelo contrário, o povo de Judá havia caído num estado de rebelião espiritual tão deplorável que sua atitude se torna esta:

— Mas agora mandarei chamar muitos pescadores”, declara o Senhor, “e eles os pescarão. Depois disso mandarei chamar muitos caçadores, e eles os caçarão em cada monte e colina e nas fendas das rochas.
Os meus olhos vêem todos os seus caminhos; eles não estão escondidos de mim, nem a sua iniquidade está oculta aos meus olhos.
Jeremias 16:16,17

O que a dizer a corações tão duros? Como responder a tamanha insolência? O Senhor respondeu com um desafio:

— Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Vocês e suas mulheres cumpriram o que prometeram quando disseram: ‘Certamente cumpriremos os votos que fizemos de queimar incenso e derramar ofertas de bebidas à Rainha dos Céus’. “Prossigam! Façam o que prometeram! Cumpram os seus votos!
Mas ouçam a palavra do Senhor, todos vocês, judeus que vivem no Egito: ‘Eu juro pelo meu grande nome’, diz o Senhor, ‘que em todo o Egito ninguém de Judá voltará a invocar o meu nome ou a jurar pela vida do Soberano Senhor.

Vigiarei sobre eles para trazer-lhes a desgraça e não o bem; os judeus do Egito perecerão pela espada e pela fome até que sejam todos destruídos. Serão poucos os que escaparão da espada e voltarão do Egito para a terra de Judá. Então, todo o remanescente de Judá que veio residir no Egito saberá qual é a palavra que se realiza, a minha ou a deles.
Jeremias 44:25-28

Há momentos em que a única maneira de reagir a uma rebelião obstinada e com uma promessa de julgamento. Deus havia parado de pedir a seu povo que mudasse. Falando por meio do profeta Jeremias, ele apenas repetiu oficialmente suas decisões pecaminosas e, então, lembrou-os de que faria o que havia prometido, o julgamento estava prestes a acontecer.

Contudo, mesmo em meio à destruição, o Senhor planejava um meio de redenção. O julgamento divino não duraria para sempre; depois da punição, viria um tempo de reconciliação, primeiramente por meio do retorno à terra prometida e, por fim, mediante a pessoa de Jesus Cristo.

Moral da História: A rebelião obstinada exige uma reação firme.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.

Compartilhe na sua rede social favorita
Sair da versão mobile