Olá caro Leitor, tudo bem contigo é um prazer estar aqui trazendo você mais uma vez a palavra de Deus. Hoje vamos falar sobre provérbios 11. Em poucos palavras vamos dar continuidade em alguns provérbios que o Rei Salomão deixou registrado para nos. Mas afinal o que o capítulo de número 11 pode nos ajudar em nosso dia a dia?

Provérbios 11 – As pessoas honestas e perversas

Você cristão precisa saber que Deus detesta balanças enganosas, ou seja você privilegiar pessoas que não merecem. Mas Deus ama quem é Justo e faz o que é correto, isso da muito prazer a Deus. Então saiba faça o que correto e não o que prejudique outras pessoas ou ainda tirar proveito delas. Tenha a oportunidade faça o correto e o justo, tenha certeza você será privilegiado por parte de Deus.

Balanças desonestas

Em nosso dia a dia podemos observar que na sociedade que vivemos principalmente brasileiros usando o famoso “Vamos dar um jeitinho ou podemos adulterar”. Mas esses não sabem o mal que estão fazendo para si. Pois Deus detesta que age nesse tipo de comportamento.

Orgulhoso vs Humildes

Podemos observar no versículo 02 que os orgulhosos serão humilhados, mas os humildes estão com sabedoria. E o porquê disso? Observe atentamente o verso anterior podemos entender que o orgulhoso ele só tem olhos para eles, mas aquele que é humilde sempre utiliza a sabedoria para usar medidas corretas para agir.

As pessoas honestas são guiadas pela honestidade. A perversidade dos falsos é a sua própria desgraça.

Dia do Julgamento

No Dia do Julgamento, as riquezas não adiantam nada, mas a honestidade livra da morte. A honestidade torna mais fácil a vida dos bons, porém os maus causarão a sua própria desgraça. A honestidade livra o homem correto, mas o desonesto é apanhado na armadilha da sua própria ganância.

Diversas orientações

Quem ficar como fiador de qualquer um acabará chorando. Será melhor não se comprometer.

O preguiçoso nunca terá dinheiro, mas quem tem iniciativa acaba ficando rico. Quem age com bondade faz bem a si mesmo, e quem pratica a maldade acaba se prejudicando.

Os maus não ganham nada com a sua maldade, mas quem faz o que é direito na certa será recompensado. Quem está resolvido a agir direito viverá, e quem insiste em fazer o mal morrerá. O Senhor Deus detesta quem tem coração perverso, mas se alegra com as pessoas corretas.

Justo x Injusto

Os maus certamente serão castigados por Deus, mas os bons escaparão do castigo. A beleza na mulher sem juízo é como uma joia de ouro no focinho de um porco.

Os planos dos bons trazem felicidade; o que os maus planejam produz ódio.

Algumas pessoas gastam com generosidade e ficam cada vez mais ricas; outras são econômicas demais e acabam ficando cada vez mais pobres. O generoso progride na vida, quem ajuda seu próximo também é ajudado.

Aquele que confia nas suas riquezas cairá, porém os honestos prosperarão como as folhagens. Quem dirige mal a sua casa acaba sem nada. Quem não tem juízo será sempre escravo de quem é sábio.

Uma pessoa correta traz bênçãos para a vida dos outros; quem aumenta o número de amigos é sábio. Assim como os bons são recompensados aqui na terra, também os pecadores e os maus são castigados.

Gostou de Provérbios 11?

Você gostou do Post de Provérbios 11? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Aproveite e veja os posts anteriores.

1. Provérbios 1 – O Início para a mudança
  2. Provérbios 2 – O valor da sabedoria
  3. Provérbios 3 – Conselhos da Sabedoria
  4. Provérbios 4 – A Sabedoria Suprema
  5. Provérbios 5 – Advertência contra o adultério
  6. Provérbios 6 – Advertência contra a insensatez
  7. Provérbios 7 – Sedução e a cilada do adultério
  8. Provérbios 8 – O chamado da sabedoria
  9. Provérbios 9 – O convite da sabedoria e o convite da insensatez
  10. Provérbios 10 – A justiça e Malignidade

Aproveite e conheça o canal da Igreja Restauração e vida no Youtube.